Visite o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda – BA
Porto Seguro, Caraíva, Trancoso, Arraial d’Ajuda… essa região do litoral sul da Bahia é apaixonante. Uma praia mais linda que a outra, centros históricos repletos de cultura e muitas memórias dos tempos do descobrimento do Brasil. É uma região em que o mais difícil é decidir o que visitar e conhecer. Hoje vamos te contar um pouco sobre o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, vem com a gente?
Centro Histórico de Arraial d’Ajuda
Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda tem como ponto central a Praça da Igreja, construída em 1549.
Em volta da Praça da Igreja, casinhas coloniais são um charme a parte. Muitas delas tornaram-se lojinhas de artesanatos, cafeterias, restaurantes e bares, garantindo uma excelente estrutura para o turismo.
Por ali, é obrigatório andar sem pressa, observar e fotografar as casinhas, escutar o som dos pássaros e aproveitar as sombras das árvores. Arraial d’Ajuda tem uma vibe única, e você não pode deixar de aproveitá-la.
Atrás da Igreja está o famoso Mirante das Fitas. A tradição é amarrar uma fitinha no Mirante com três nós, e para cada nó fazer um pedido. Mas é preciso manter segredo para que os desejos sejam realizados, combinado? Os pedidos só se realizam quando a fitinha se partir por conta própria.
Além da tradição, o Mirante das Fitas exibe uma das vistas mais bonitas do Arraial. É possível observar a Estrada da Balsa, a Praia dos Pescadores e a Praia de Araçaípe… o visual é incrível, especialmente no fim da tarde, com o pôr do sol colorido refletindo no mar.
Ainda no Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, à direita do Mirante das Fitas, está a Escadaria da Santa, que faz ligação entre a Praça da Igreja e a Fonte Sagrada. Esse é o melhor caminho para ir do Centro até a Praia dos Pescadores. Na escadaria, uma linda pintura e um trabalho em mosaico sobre todos os degraus encanta a todos.
Outro ponto que você não pode deixar de conhecer no Centro Histórico é a Fonte Sagrada, integrante do Santuário Mariano, ela foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora d’Ajuda entre 1929 e 1930. A fonte era procurada por fiéis atraídos pelas notícias dos milagres e curas. A peregrinação religiosa se mantém até os dias atuais.
Hospedagem em Porto Seguro
E para sua hospedagem em Porto Seguro você já sabe. Os hotéis da Rede Soberano estão à sua disposição. São 6 hotéis espalhados pela região, próximo a Passarela do Descobrimento, na Praia do Mundaí, de Taperapuan e na Orla Norte.
Confira as opções e as características de cada uma delas em nosso site e garanta sua reserva. Temos certeza que você vai se apaixonar por Porto Seguro e região, incluindo o Centro Histórico de Arraial d’Ajuda e suas praias, claro!